Trabalhos Apresentados | Escalão 1

AmarTerraVerde-Calendário de Boas Práticas Agrícolas

Autores: Ana Catarina Correia Fernandes;Ana Rita Machado da Silva;Flávia Raquel Lopes Fernandes;Diana Filipa Maia Santos;Vanessa Soares Vieira;Tânia Sofia Fernandes Ferreira;Tânia Raquel Pinheiro Pereira

AmarTerraVerde-Calendário de Boas Práticas Agrícolas

Foi na sequência da manutenção e requalificação do nosso jardim de cheiros assim como na plantação da nossa horta biológica, que a delegação da Escola Profissional Amar Terra Verde lançou o desafio do projeto Valor Fito. Quando os alunos plantavam as novas e diversas plantas surgiam sempre ideias contraditórias e sempre se recorreu ao saber dos mais velhos para o seu esclarecimento.

Várias ideias surgiram, mas o projeto final consiste na compilação, por mês, das sementeiras e plantações, o calendário lunar, dicas amigas do ambiente, assim como o destino das embalagens dos produtos fitofarmacêuticos entre várias sugestões de culturas/consociações instaladas na nossa horta biológica/jardim de cheiros (em alternativa a produtos químicos).

Todos os alunos, adoram participar no nosso jardim de cheiros e saber o uso culinário ou terapêutico que se dá às várias plantas que cultivamos. Todo este processo criativo do jardim, mexer, fazer crescer e cuidar, criou ao longo dos vários anos muito respeito pelo ambiente e pelo conhecimento dos mais velhos, amigos, vizinhos e avós que muito contribuíram na pesquisa do nosso almanaque.

Todo o trabalho envolvido, na criação da Horta Biológica e do Almanaque cumpriram a sua função educativa, formativa e social na comunidade escolar e permitiu implementar outras atividades didáticas.

Neste projeto, a nossa missão, foi educar a nossa comunidade escolar (alunos, docentes e funcionários) para o amor pela terra, o gosto pela agricultura biológica, para a utilidade/necessidade que a nossa sociedade tem em ser autossuficiente e saber fazer o mesmo processo nos terrenos que os pais e avós têm. Assim como alertar para a sustentável "parceria" jardim / horta, nas suas consociações e a valorização do Saber dos nossos avós.

O Almanaque AmarTerraVerde será o amigo do nosso ambiente e os nossos alunos são os principais divulgadores e embaixadores, das boas práticas agrícolas e ambientais, na nossa comunidade.

O projeto foi implementado por alunos da turma de Técnico Auxiliar de Saúde, do primeiro ano, auxiliados pelos docentes José Dantas, Lúcia Lopes e Paula Costa, no entanto toda a comunidade escolar mostrou interesse em participar na recolha da informação para a elaboração do almanaque.

Escola Profissional Amar Terra Verde- Pólo de Amares ( Amares )