Trabalhos Apresentados | Escalão 1

“Almanaque – Só temos esta TERRA!”

Autores: Sara Inês Fernandes da Silva Marques, Maria de Fátima Gomes Macedo, Cristiana Leonor Ribeiro Costa e Diana Elias Mendes Fernandes

O presente trabalho, designado por “Almanaque – Só temos esta TERRA!” (título inspirado no blogue http://so-temos-esta-terra.webnode.pt/ da autoria de alunos da escola e premiado pela ONGD) resultou da pesquisa e tratamento da informação feita por duas alunas do 6º ano, sob a orientação dos docentes Victor Martins, Sandra Lopes e Francisco Bernardo, da Equipa PTE da escola. As alunas contaram ainda com a ajuda preciosa dos seus familiares, de outras pessoas da localidade e da professora do CEF de Horticultura e Fruticultura Biológica, Elisabete Dias, para ajustar a informação à região onde se insere a escola.

Tratou-se de uma oportunidade para as alunas alargarem os seus horizontes e tomarem consciência da importância e utilidade de muito do que na escola aprendem, nomeadamente a importância do desenvolvimento sustentável,  das boas práticas agrícolas e ambientais e sobre o destino correto a dar às embalagens vazias dos produtos fitofarmacêuticos, num mundo vivido pelo consumismo desenfreado, sem preocupação com o que advém do comportamento do homem.

Após exploração dos almanaques “Borda d´Água” de 2013 e do “O Seringador” de 2002, gentilmente cedido para consulta pela professora Elisabete Dias, as alunas confrontaram-se com a sua singular apresentação e logo chamaram à atenção para se fazer algo de mais moderno, no entanto, não violando o aspeto típico que lhes são inerentes.  Como tal decidiram introduzir uma abordagem que mantivesse a tradição do almanaque, tipo Borda d´Água mas, com um toque que fosse atrativo para a nova vaga de jovens agricultores. No dia do Agrupamento do ano letivo anterior os professores de TIC ensinaram aos alunos a funcionalidade do QRcode (sigla do inglês Quick Response), que permitia alargar os conteúdos informativos de uma mensagem dando acesso a uma página web na internet, de uma forma simples e de acesso prático, a partir de um smartphone. O Código QR é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente descodificado usando a maioria dos telemóveis modernos equipados com câmara. Esse código é convertido num pedaço de texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. Usando o QRcode poder-se-ia levar o almanaque para além do seu formato de papel, sendo este também uma porta para um mundo digital, promovendo uma experiência singular e dinâmica.

Ainda no que diz respeito ao aspeto visual do almanaque, decidiu-se elaborar alguns desenhos frutas, legumes, entre outros, com técnicas de desenho, prevalecendo o traço, de forma a  enquadrar-se com o formato a preto e branco. Foi também usada uma mascote, a Flora, que foi criada pelo professor Francisco Bernardo. Esta mascote contém itens que ligam a descoberta, à natureza e sua preservação.

Uma vez decididas as questões visuais, passou-se para a fase seguinte e procedeu-se à construção do almanaque recorrendo a toda informação recolhida na webgrafia sugerida pelos promotores do concurso, na Webgrafia sugerida pela docente Elisabete Dias e professores responsáveis pelo projeto e em livros existentes na Bibilioteca Escolar. Essa informação foi posteriormente retificada, uma vez que dadas as características da região, nem toda a informação estava correta. Para tal as alunas recorreram a contactos com pessoas da localidade que lhes foram adequando a informação bibliográfica com a específica da região. As alunas contactaram também o agente do Valorfito mais próximo da escola, pai de uma colega, que se mostrou atencioso para com a investigação, explicando todo o processo e fornecendo material para consulta.

O presente trabalho foi uma oportunidade de trabalhar e mergulhar profundamente nesta temática, na sua diversidade, constituindo uma experiência educativa enriquecedora, tanto para os participantes no projeto, como para possíveis leitores/compradores do almanaque.

Foram também exploradas diversas ferramentas informáticas, nomeadamente: Microsoft Publisher, HotPotatoes, QRCode Generator, Photoshop, ISSUU e outras aplicações auxiliares.

Aproveitamos para agradecer a todas as pessoas que diretamente ou indiretamente contribuíram para a elaboração do Almanaque.

O almanaque está disponível em formato de livro digital em http://issuu.com/chedas/docs/almanaque-final

Escola EB 2,3 de Briteiros ( GUIMARÃES )