Trabalhos Apresentados | Escalão 2

Agricultura à beira do abismo

Autores: alunos da turma 10.º5

Este trabalho enquadra-se no programa Eco-Escolas e foi elaborado no âmbito da disciplina de Projeto e Produção Multimédia do curso  Técnico de Multimédia, da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas no presente ano letivo 2012/2013 pelos alunos da turma 10.º5 e sob a orientação do professor Décio Abreu.

 

O objetivo principal desta reportagem foi mostrar um pouco do Concelho de Câmara de Lobos com particular relevo para a agricultura produzida à beira dos precipícios com 500m de altura. Cultivar a terra a um metro de distância da morte certa é algo que motivou os alunos a focarem a sua atenção e satisfazerem curiosidade para esta prática que desde há seculos é comum aqui na região autónoma da Madeira devido à sua orografia escarpada.

Os alunos passaram por um processo de aprendizagem das várias disciplinas necessárias para a execução deste documentário abordando questões estéticas e técnicas. A pesquisa foi feita recorrendo a sites locais e a uma entrevista ao sr. Duarte Pereira que amavelmente a concedeu.

O vídeo está divido em duas partes. A primeira parte é ilustrativa, faz uma descrição do Concelho de Câmara de Lobos e o Cabo Girão. A segunda parte é mais contemplativa e tenta recriar através da música e imagem uma quase vertigem emocional ao ver a entrevista e a senhora a trabalhar a terra à beira do abismo.

O projecto foi elaborado com o software Adobe Premier, versão 5.

Câmara de filmar Samsung R10, Microfones  Zoom H1 e o AKG D-7.

Software de audio – Garageband.

Autor: Diana Freitas.

 

Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas ( Câmara de Lobos )